Miopia e Hipermetropia

São doenças que impedem que a pessoa tenha boa visão para perto ou para longe. Com o passar dos anos o grau da miopia afeta também a capacidade de focar nas coisas e pessoas. Ela acomete crianças e adultos e pode desenvolver-se gradualmente ou rapidamente. É a mais comum das doenças oculares.

Olho Seco

A doença é caracterizada pelo ressecamento da área do olho e pode ser chamada de deficiência quantitativa, quando a produção das lágrimas é falha, ou de deficiência qualitativa, quando são produzidas lágrimas de má qualidade. O olho seco ocorre quando as glândulas lacrimais não produzem a quantidade de lágrimas adequeada.

Glaucoma

O Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico e, como consequência, comprometimento visual. Se não for tratado adequadamente, pode comprometer a visão levando à cegueira.

Ceratocone

O ceratocone é caracterizado pela mudança estrutural na córnea tornando-a mais fina e com a curvatura modificada. O problema causa a distorção da córnea, que é por onde entram os raios luminosos, captados pela retina gerando as imagens. Na doença, a córnea assume uma forma mais cônica. Essa modificação resulta na distorção das imagens.

Retina e Mácula

A retina é a parte do olho que transmite os estímulos luminosos para o cérebro transformando-os em imagens visuais. Ela é composta de células e qualquer alteração pode causar perda parcial ou total da visão. Os principais exames realizados são o de fundo do olho, o mapeamento da retina e a retinografia.

Catarata

Responsável por 51% dos casos de cegueira no mundo segundo a Organização Mundial de Saúde, essa doença deixa a lente natural do olho opaca, dificultando a visão e deixando-a embaçada. Ela pode agravar-se com o passar dos anos, dificultando atividades simples do dia a dia como dirigir e caminhar pela rua.
Entre diversos fatores, pode ter como causa o envelhecimento, o uso prolongado de esteroides, a diabetes, a superexposição à radiação ultravioleta e lesões oculares.