Acuidade Visual Potencial (PAM)

Exame indolor, tem como objetivo medir a acuidade visual, capacidade do olho e detectar detalhes através de um laser. Ele deve ser realizado com a pupila dilatada.

Adaptação de Lentes de Contato

Antes de usar lentes de contato, o paciente deve ser avaliado por um oftalmologista quanto a possibilidade de uso. O Instituto ProVisão conta com uma equipe preparada para dar suporte ao paciente quanto à adaptação e orientações de manipulação.

Campimetria Visual Computadorizada

O exame avalia a percepção central e periférica, identificando qualquer alteração ou redução no campo visual. O exame é uma importante ferramenta para o diagnóstico do glaucoma e algumas doenças neurológicas.

Ceratometria

Procedimento que identifica o grau de astigmatismo. O exame é essencial no pré-operatório da catarata. É ele também que determina a curvatura da córnea.

Ecobiometria

O exame mede o tamanho do olho através de ondas de ultrassom. É o principal exame para calcular o grau da lente intraocular implantada na cirurgia de catarata.

Ecografia (Ultrassonografia Ocular)

O exame visualiza as estruturas do segmento posterior do olho, detectando tumores, deslocamento de retina e hemorragias vítreas.

Gonioscopia

Neste exame é utilizada uma lente especial com espelhos que possibilita ao médico visualizar o aspecto do ângulo formado entre a córnea e a íris. Ele ajuda a diagnosticar o glaucoma, alguns tumores e traumas oculares.

Laser de Argônio

O procedimento consiste na emissão de um fluxo de laser de argônio que age em tecidos pigmentados. Isso reduz a área patológica da retina, impedindo a progressão de lesões específicas. Em pacientes com retinopatia diabética o método não serve para melhorar a visão, mas para evitar seu progresso.

Mapeamento de Retina

Este método permite a análise de todas as estruturas encontradas no fundo do olho, inclusive alterações da retina. O exame é indicado para diagnosticar doenças sistêmicas, como diabetes e hipertensal arterial, e doenças oculares, como tumores, hemorragias e infecções.

Microscopia Especular (com e sem contato)

Exame que possibilita a avaliação quantitativa das células endoteliais, responsáveis pela integridade e transparência da córnea. O procedimento é importante em pré-operatórios porque analisa como a córnea vai se comportar durante uma cirurgia.

Oftalmoscopia

O exame serve para avaliar a saúde da retina. Ele permite detectar problemas oculares como o glaucoma. Geralmente o exame é realizado com a pupila dilatada, por isso há a orientação de levar um acompanhante.

Paquimetria Ultrassônica

Exame que mede a espessura corneana, o que ajuda a diagnosticar o glaucoma e o ceratocone. Os médicos solicitam o método também no pré-operatório de cirurgias de miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Tomografia de Córnea (Orbscan)

Imprescindível no pré-operatório da cirurgia refrativa, o exame avalia com precisão as superfícies anterior e superior da córnea. Além disso, faz um mapeamento da espessura e da distância da córnea em relação às estruturas intraoculares.

Topografia de Córnea

O exame analisa a curvatura corneana, permitindo a percepção de detalhes quanto ao relevo da área. Ele é fundamental para o diagnóstico do astigmatismo e algumas outras doenças corneanas.

Wave Front (Aberrometria Ocular)

Exame capaz de diagnosticar a maioria dos distúrbios de visão de forma mais precisa que outras técnicas tradicionais. Ele identifica outras distorções da refração como miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Yag Laser

O procedimento é rápido e indolor. Realizado com um colírio anestésico e com a pupila dilatada, o laser é indicado para casos de iridectomia, iridectomia periférica e opacidade de cápsula, derivada da cirurgia de catarata.

OCT (Tomografia de Coerência Ótica)

O exame é utilizado para o diagnóstico de diversas doenças do nervo óptico. Ele consiste na observação da capacidade dos pacientes responderem a um estímulo visual nos campos de visão. A técnica computadorizada permite ainda o acompanhamento da progressão do glaucoma ao longo do tempo.